Blog BFC

O Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central (BC), divulgado nesta quinta-feira (15) aumentou a projeção de crescimento econômico para o ano de 2022 – de 2,7% para 2,9%. Segundo o BC, a alteração foi influenciada pela revisão da série histórica do Produto Interno Bruto (PIB), elevando assim o resultado interanual do primeiro semestre.

Apesar disso, a perspectiva de expansão do PIB para 2023 manteve a mesma estimativa de setembro, em 1,0%. Isso se deve, segundo a instituição, ao cenário de desaceleração econômica, devido a incertezas domésticas e externas, o gera mais incerteza nas projeções.

Segundo o último Boletim Focus. a economia deve crescer 3,05% este ano e 0,75% em 2023. A expansão do PIB prevista pelo Ministério da Economia é de 2,7% para 2022 e 2,1% para o próximo ano.

O Banco Central também divulgou avaliações a respeito da inflação. Segundo a instituição, os três últimos meses apresentaram um recuo no índice de preços, devido ao efeito das medidas tributárias e a queda do preço das commodities. O BC ainda informou que a probabilidade de a inflação superar o teto da meta deste ano chegou a um nível próximo de 100%, com um aumento de 7% em comparação com a última estimativa. A chance de estourar em 2023 também subiu – de 46% para 57%.

Cadastre-se gratuitamente para receber notícias importantes.

Veja também

Investimento EUA
brasil, CNI, comércio, estados unidos, indústria, investimento, tarifaço,
Investimentos de empresas dos EUA no Brasil subiu 230% na última década, diz CNI
Antecipação de Recebíveis, antecipação de títulos, estratégia, fluxo de caixa, investimento, pagamento de folha,
Em Que Momentos Vale a Pena Antecipar Recebíveis com um FIDC

Vamos começar?

Criar conta

Quer saber mais?

Como funciona