Blog BFC

Foi aprovada nesta quinta-feira (02) a PEC dos Precatórios. O texto foi aprovado pelo plenário do Senado Federal em dois turnos, por 61 votos a 10. O texto da proposta limita o pagamento anual dos precatórios da União, possibilitando que o Governo Federal reduza o valor a ser desembolsado nos próximos anos para garantir o cumprimento destas decisões judiciais. A expectativa é que a aprovação do projeto deve abrir um espaço superior a R$ 106 bilhões no orçamento da União.

A proposta

O texto da PEC traz limitações ao crescimento das despesas da União com dívidas judiciais, submetendo-a à regra geral do teto de gastos retroativa a 2016. Segundo o relator da proposta, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), uma das mudanças é a diminuição do período em que o limite aos pagamentos deve vigorar, passando de 2036 a 2026. Além disso, os precatórios referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), ficarão fora do teto de gastos.

Próximos passos

A proposta, que havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 9 de novembro e se tornou o foco das discussões no Senado Federal, será analisada novamente pelos deputados, dado que o texto sofreu alterações desde sua aprovação.

Receba já

Tem pressa para receber seus precatórios? Preencha nosso formulário clicando no botão abaixo e aguarde nossa proposta.

Cadastre-se gratuitamente para receber notícias importantes.

Veja também

Investimento EUA
brasil, CNI, comércio, estados unidos, indústria, investimento, tarifaço,
Investimentos de empresas dos EUA no Brasil subiu 230% na última década, diz CNI
Antecipação de Recebíveis, antecipação de títulos, estratégia, fluxo de caixa, investimento, pagamento de folha,
Em Que Momentos Vale a Pena Antecipar Recebíveis com um FIDC

Vamos começar?

Criar conta

Quer saber mais?

Como funciona