Blog BFC

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa Selic nesta quarta-feira, de 13,75% para 13,25% a.a. A decisão traz o primeiro corte da taxa básica de juros dos últimos três anos, com a última queda tendo ocorrido em agosto de 2020, durante o auge da pandemia, quando a Selic foi reduzida de 2,5% para 2% ao ano. O placar do comitê foi de cinco votos para cortar a taxa para 13,25% contra quatro votos a favor de 13.50%.

Segundo o comunicado divulgado pelo Copom, a possibilidade de reduzir a Selic em um patamar menor (0,25 p.p) foi considerada pelo comitê, mas a melhora no quadro inflacionário permitiu a redução em 0,5 ponto percentual. 

“O Comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”, diz a nota. O mês de junho registrou deflação de 0,08%, após uma desaceleração em maio onde a inflação oficial teve 0,23% de alta. 

Ainda no comunicado, o Copom indica a possibilidade de futuras reduções nas próximas reuniões do comitê. “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, antevêem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

Cadastre-se gratuitamente para receber notícias importantes.

Veja também

Investimento EUA
brasil, CNI, comércio, estados unidos, indústria, investimento, tarifaço,
Investimentos de empresas dos EUA no Brasil subiu 230% na última década, diz CNI
Antecipação de Recebíveis, antecipação de títulos, estratégia, fluxo de caixa, investimento, pagamento de folha,
Em Que Momentos Vale a Pena Antecipar Recebíveis com um FIDC

Vamos começar?

Criar conta

Quer saber mais?

Como funciona