Banco ou Fintech: saiba qual é a melhor opção para você

Muito tem se falado sobre bancos e fintechs, mas você sabe a diferença entre eles? No artigo de hoje, você vai ficar por dentro das principais diferenças entre banco e fintech, para comparar e decidir qual instituição melhor atende à sua empresa, caso precise fechar uma parceria. Confira!
Bancos são as entidades financeiras que administram e deixam em custódia o dinheiro de seus clientes, utilizando-o também para emprestar, por juros, como forma tradicional de realizar negócios.
As principais características dos bancos são de um modelo tradicional, apresentam uma grande popularidade, prestam a maioria dos seus serviços de forma presencial e tendem a seguir um padrão. Como o cliente muitas vezes precisa se dirigir a uma agência, ele tem um relacionamento com o gerente. Com isso, ele consegue negociar melhor e obter mais vantagens. Sem contar que os bancos oferecem um leque maior de produtos, com agências bem equipadas e estão sempre ao alcance do cliente através de um grande número de caixas eletrônicos. No final das contas, os bancos têm o seu valor social e ainda é com a intermediação deles que ocorrem determinadas situações.
Fintechs são as empresas emergentes e digitais, que têm por objetivo principal otimizar, simplificar e desburocratizar um modelo de negócios. Nesse caso, financeiro. É um termo para startups, que deriva das palavras “finanças” e “tecnologia”, na intenção de revolucionar os processos financeiros das entidades tradicionais.
As principais características das fintechs são de um modelo moderno, são desburocratizadas nos seus processos e acessíveis por empresas de qualquer porte. O cliente pode contar com agilidade e inovação, e dessa forma elas vão traçando um novo futuro nos serviços financeiros no mercado B2B. Elas estão atentas e constantemente trabalhando em busca de melhorias para conseguir se adaptar perfeitamente às necessidades das empresas. É uma forma de oferecer aos clientes a possibilidade de sair da burocracia padronizada das agências bancárias e receber um atendimento personalizado. Isso ocorre porque as fintechs desenvolvem os seus processos já pensando na experiência e na praticidade que as empresas terão ao contratar os seus serviços. São digitais e possuem especialistas à disposição para ajudar aos clientes através de uma mensagem simplificada e amistosa.
Conclusão:
A estimativa é que os consumos e os comportamentos das pessoas, que já estavam mudando, se transformem radicalmente após a pandemia do Covid-19. Sabemos que as entidades financeiras, sejam elas os bancos tradicionais ou as novas fintechs, sempre perdem espaço no mercado, se não adaptarem seus produtos e serviços, às dinâmicas necessidades das empresas. Nesse caso, as fintechs estão na frente.
Então, o melhor para a minha empresa seria uma fintech? A resposta é simples: o que é importante para a sua empresa agora? Se a sua empresa precisa de agilidade, encargos mais acessíveis, modernidade, atendimento online à sua disposição e a flexibilidade que só uma fintech pode oferecer, sem dúvidas, essa é a sua melhor opção.
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