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O fluxo de caixa é um elemento chave para o bom gerenciamento de qualquer negócio, mas a sua gestão pode ser desafiadora mesmo para gestores experientes. É através desta ferramenta que é possível diagnosticar a saúde financeira do negócio. Sem ela, a administração financeira corre um sério risco de sofrer com imprevistos ou com a perda de boas oportunidades de investimentos no crescimento da empresa.

Por mais que esta ferramenta seja fundamental para uma boa gestão do negócio e suporte para a tomada de decisões eficazes que podem ditar o rumo da empresa, alguns erros comuns na aplicação deste recurso podem prejudicar todo este processo e impactar os resultados da empresa. 

1 – Negligenciar o controle diário

Com todas as responsabilidades atribuídas à gestão financeira de um negócio, muitos gestores caem no erro de não atualizar o fluxo de caixa com a periodicidade necessária. Assim como a entrada e saída de recursos da empresa são diários, o controle do fluxo de caixa também deve ser. Assim você garante a exatidão das informações e não corre o risco de tomar decisões sem o devido embasamento.

2 – Não organizar por categoria

Não somente distinguir entradas e saídas previstas, mas também distinguir categorias como impostos, pagamento de funcionários e pró-labore é um passo importantíssimo para dimensionar os gastos da empresa, permitindo que o gestor identifique os maiores gastos e rentabilidade, poupando e investindo nas áreas corretas para garantir o crescimento da empresa.

Generalizar categorias, incluindo termos como “outras entradas” ou “saídas diversas”, por exemplo, também prejudica este controle, pois não contribui com a análise em termos de informação. Seja específico!

3 – Misturar finanças pessoais com as corporativas

Quando um proprietário ou sócio da empresa mistura suas despesas pessoais com as do negócio, o gestor financeiro terá grande dificuldade em distinguir os valores de entrada e saída de cada um, comprometendo assim a organização do fluxo de caixa e todo o processo administrativo do negócio.

4 – Considerar valores ainda não recebidos

Um erro comum nas empresas é contar com o dinheiro que ainda não entrou em caixa. A boa gestão financeira deve levar em conta não somente os dados disponíveis dos seus recursos, mas possíveis imprevistos. A possibilidade de atraso no pagamento e inadimplência dos clientes, além de outros fatores externos, podem comprometer seriamente a boa gestão do seu fluxo de caixa e fazer com que o empreendedor acabe gastando o dinheiro antes mesmo de ele entrar no caixa. Aguarde o recebimento ser efetuado antes de utilizar este dinheiro para não ficar no negativo, assim você evita imprevistos e dor de cabeça desnecessária.

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